Comunicação

"A Comunicação Ideal Promove Relacionamentos Ideais"

Adsense

INFOLINKS and ANALYTICS

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

A Descarga




Recentemente estive discutindo este tema com uma colega. Não vou abordar aqui a descarga da forma literal que a conhecemos, pois o sentido aqui é sentimentos e não escrementos.



Você já descarregou sua ira em alguém? Pessoal isto não faz meu estilo, mas vez ou outra fico na beira de fazê-lo, confesso. Ultimamente estou muito zen, mas me lembro de uma dia que eu fiz um strike com minhas duas irmãs mais novas quando eu era adolescente. Naquele dia nem lembro o motivo da discussão mas logo após fiquei muito envergonhado de minha atitude. Eu diria que na maioria das vezes que discutimos a medida que a discussão esquenta vamos perdendo a referência do que originalmente gerou aquela discussão. Pior do que isto é depois constatar que o motivo era ridículo em comparação com o ônus que a discussão nos trouxe.

Como disse em outra reflexão, hoje é mais fácil eu discutir com alguém e descarregar minha ira se eu perceber que alguém indefeso está sendo oprimido por alguém com maior poder seja ele qual for. Poder aqui não significa apenas estar num cargo superior. Poder neste aspecto significa ser dominante numa questão e se utilizar de sua vantagem para humilhar outra pessoa. Esta posição dominante pode ser ocupada por qualquer pessoa indiferentemente de nível social, cultura, sexo, idade, cargo, religião etc...

Para ficar mais claro, ter poder ou ser dominante pode ser por exemplo você ser um artesão e pedir ao Ministro da Fazenda para fazer uma blusa de lã pra mostrar que é capaz. A outra situação seria o Ministro da Fazenda pedir ao artesão para negociar a dívida externa. Exagerei, mas acho que em algum momento você deve ter colocado alguém em saia justa, mesmo sem perceber.

Descarregar a ira normalmente é um ato impensado, uma precipitação. Descarregar a ira em alguém sem o mesmo nível de poder é tudo isto citado acima com o requinte da crueldade.

Nunca use sua força contra os mais fracos, use-a apenas para ajudá-los.

Um grande amplexo a todos.

Quem sou eu

O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.