Comunicação

"A Comunicação Ideal Promove Relacionamentos Ideais"

Adsense

INFOLINKS and ANALYTICS

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O Guarda Chuva




Numa certa época um amigo meu de escola e depois de curso superior se orgulhava em me dizer que na hora do almoço na empresa onde trabalhava, fazia questão de almoçar com os diretores, pois no pensamento dele este ato lhe renderia uma aproximação com quem decide o futuro da carreira das pessoas.

Até certo ponto ele estava certo. Ficar em evidência é importante para não sermos ignorados, mas nem sempre isto dá certo. Colocar em evidência a incompetência pode abreviar sua demissão. Mas não era o caso daquele meu amigo, pois ele teve muito sucesso profissional por ser bastante competente na sua atividade.

Mas se abrigar num guarda chuva chamado "Chefe Influente" nem sempre é uma boa idéia, mesmo que nós sejamos muito competentes. Para quem já trabalhou por anos numa grande empresa como é o meu caso, é fácil perceber que quando uma pessoa se abriga sob um determinado guarda chuva como este, na primeira ventania de re-estruturação o guarda chuva voa para longe e você fica sozinho enfrentando a tempestade das mudanças.

É importante para um profissional permancer em evidência, mas nunca se abrigue em baixo de outro profissional pensando em se dar bem. Trace seu próprio caminho. Procure se relacionar com todos tipos de pessoas nos vários cargos diferentes que existem numa empresa. Quem hoje é um simples auxiliar pode amanhã estar dirigindo uma empresa que você estará ironicamente participando de uma seleção onde ele decidirá sua contratação.

Proteja-se no guarda chuva do amplo relacionamento, pois este sim vai aparecer para te abrigar quando você estiver tomando um molhado banho da chuva do desemprego.

Tenho dito!

Tio Ilmo

Nenhum comentário:

Quem sou eu

O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.