Comunicação

"A Comunicação Ideal Promove Relacionamentos Ideais"

Adsense

INFOLINKS and ANALYTICS

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A Metamorfose





Uma vez um amigo me perguntou já meio que prevendo a minha resposta: "Quantos livros você leu no último ano?" E então eu respondi apenas um ... e antes de completar meu raciocínio ele afirmou que na Europa se lê muito mais do que isto, num claro recado de que eles são mais cultos do que nós. Foi então que após seu discurso eu consegui completar meu raciocínio: "... entretanto se somar as letrinhas que eu li ao longo do ano passado comparando-se com a estatística da Europa eu lhe asseguro que não li menos do que eles com a vantagem da diversidade de assuntos que pesquisei."

O que eu quis dizer é que ao contrário do que muitos entendem por cultura quando se gabam de ter lido de 7 a 10 livros ou até mais por ano, muitos deles se limitam a ler romances que falam bastante sobre culturas regionais e ficções interessantes, mas não tomam muito tempo lendo coisas variadas e que realmente podem ser úteis para o nosso dia a dia.

Eu não sei profundamente sobre nada, rs, mas tento me informar sobre tudo um pouco e nesta metamorfose ambulante eu li um artigo sobre a lagarta da espécie Papilio xuthus que para se proteger de seus predadores imita o que podemos comparar a titica de passarinho. Muito criativo, não? O passarinho seu principal predador não aprecia este prato tanto quanto a deliciosa verdinha no estado natural.

Ao invés de imitar um outro organismo, nesta fase ela imita a suas fezes, diz o artigo. E isto ocorre por 80% de sua infância, credo!

No último quinto de vida ela se camufla usando a cor verde das folhas em que ela vive. É lógico que na fase adulta ela se torna uma bela borboleta.

Bem o que quero usar aqui desta experiência é que permanecer como fezes durante muito tempo pode nos tornar não muito atraentes para as pessoas. Mesmo na segunda fase da vida lagarta onde ela se camufla sendo da mesma cor da folha, para mim ser exatamente igual a todos nos camufla da responsabilidade que temos de nos expor de forma diferente para enfrentar os desafios.

Acho legal falarmos um pouco sobre tudo, lermos um pouco sobre tudo, para que ao invés de nos limitarmos a ler muito sobre o mesmo fiquemos "titiquentos" por 80% de nossa vida e os demais 20% camuflando-se.

Experimente ler mais sobre tudo, e aproveite o tempo disponível pra ler menos sobre o mesmo.

Agora polemizei, rs.

Tio Ilmo

Nenhum comentário:

Quem sou eu

O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.