quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
Os Remos
Todos sabem o que são remos, mas poucos sabem como manejá-los com perfeição. Os remos podem ser manejados por uma só pessoa, ou por um grupo de pessoas para conduzir um barco ao seu destino.
Certa ocasião eu estava participando de uma dinâmica de grupo onde tínhamos que conduzir um pequeno barco rio acima sendo que estávamos em quatro pessoas e cada uma cuidava apenas de um remo. A força empregada no remo por cada membro da equipe era diferente e vez ou outra o barco ao invés de seguir em linha reta rumo ao objetivo, tendia a virar para o lado. As vezes por causa da correnteza voltava alguns metros por que alguns dos componentes do grupo simplesmente não remava.
Acho que esta ilustração reflete bem o que enfrentamos no dia a dia. Seja qual for o projeto que estejamos envolvidos, existe a necessidade de trabalharmos em equipe para atingir o objetivo. Os problemas que são as correntezas da vida certamente virão com força para nos levar para trás. Se não unirmos nossas forças harmonicamente ou o barco vai navegar de lado ou vai recuar.
Não adianta num trabalho em equipe apenas um elemento se esforçar. Logo ele vai se cansar de levar o fardo dos outros. Mesmo que todos estejam dispostos a ajudar deve haver um sincronismo perfeito da remada, porque do contrário o barco vai navegar em círculos.
Planejem, treinem, ajudem-se. As vezes é melhor alguém com maior vigor segurar um pouco o ímpeto de chegar para se adequar ao ritmo da maioria. Mas isto não significa que se o barco não sai do lugar todos devem se conformar com a situação.
Numa jornada o ideal é que todos andem juntos, não que estacionem juntos, certo?
É isto ai pessoal, o trabalho em equipe é um grande desafio, tanto para os mais fracos quanto para os mais fortes.
Então vamos subir a corredeira juntos?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Tio Ilmo
- O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário