Comunicação

"A Comunicação Ideal Promove Relacionamentos Ideais"

Adsense

INFOLINKS and ANALYTICS

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A Chave de Fenda





Pessoal hoje vou falar da chave de fenda. O meu relato está baseado numa alegoria muito interessante que foi apresentada por uma amiga minha numa classe de estudos bíblicos onde várias ferramentas conversavam entre sí sobre o objetivo de construir um púlpito. Não vou retratar aqui toda explanação da minha amiga, mas apenas focar em uma das ferramentas e a forma que a mesma foi tratada.

Nesta alegoria a Chave de Fenda foi considerada incapaz de participar do projeto de construção do púlpito por ser inconstante. Inconstante? Sim, inconstante no sentido de que ora ela aperta, ora ela afrouxa o parafuso, rs. No final após cuidadosa análise observou-se que sem esta ferramenta o púlpito não seria fabricado com a qualidade e rapidez desejadas.

Acho injusto julgar mal a pobre ferramenta sobre sua funcionalidade. A função dela é exatamente esta, porque julgá-la mal? Talvez melhor que julgá-la inconstante, seria observar sua flexibilidade, não acham?

Se você já excluiu alguém de alguma atividade por julgá-lo incapaz, pense melhor da próxima vez. As pessoas tem dons diferenciados e é possível que venha a precisar de alguém com determinada característica em algum momento para somar ao resultado final proposto.

Eu tenho procurado observar melhor cada pessoa e não levar tanto em consideração as críticas comuns feitas pelos outros em relação a determinada pessoa, mas observá-la atentamente até descobrir seu ponto forte e ajudá-la a utilizá-lo de forma produtiva na medida do possível.

Experimente isto. Você vai se surpreender, como eu tenho me surpreendido com muitas pessoas que tenho tentado extrair coisas boas de seus potenciais.

Um grande abraço.

Quem sou eu

O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.