quinta-feira, 6 de março de 2008
A Cigamiga
A "cigamiga" é um bichinho que não existe na natureza, mas pode existir na sua vida. Quem já não ouviu a história da cigarra e da formiga? Todos pelos menos sabem as principais características destes dois insetos. Enquanto a formiga é conhecida como uma trabalhadora padrão a cigarra é comparada a uma despreocupada cantora.
Pois bem, vamos tentar aprender um pouco sobre estes dois insetos trazendo suas características para nossas vidas. Conheço muita gente como a formiga que acha estar fazendo a coisa certa por ser um honesto trabalhador padrão. Mas para quem quer se destacar a palavra padrão soa desconfortável. Ser um bom trabalhador, fazer coisas bem feitas, mas não contar pra ninguém o manterá fazendo as mesmas coisas bem feitas repetidamente a vida inteira. Eu disse as mesmas coisas repetidamente a vida inteira! O pior é que se compararmos ao verão de trabalho árduo da formiga para garantir-se no inverno, veremos que a maioria das pessoas dedicam toda melhor fase da vida (o verão da vida) trabalhando muito em pouco para garantir uma velhice monótona. Que tal trabalhar menos em muito? Assim lhe sobrará tempo para se envolver em coisas diferentes, inovadoras e curtir a melhor fase da vida que é o nosso verão pessoal conhecendo novas pessoas e novas coisas a cada dia. Quando chegar na velhice terá muitas histórias pra contar, não sendo mais um velho chato e repetitivo.
Mas eu não estou aqui defendendo a cigarra de forma alguma! Ficar sem rumo durante todo o verão da vida, apenas entoando a mesma canção pode irritar e afastar as pessoas de você. Você deve se atualizar, estudar, trabalhar, se envolver com projetos diferentes, sair um pouco da zona de conforto e se desgrudar da árvore da mesmisse e cantar músicas de diversos estilos.
É claro que esta diversidade deve ser administrada com cuidado, pois do contrário você vai ficar sem uma identidade própria. Apenas vasculhando coisas novas é que descobriremos os nossos principais talentos e então poderemos focar nossos esforços preferencialmente naquilo que temos maior potencial garantindo nossa identidade. Quem sabe uma cigarra que hoje apenas interpreta composições conhecidas possa um dia criar suas próprias composições?
Nem tanto pra cigarra que canta muito a mesma música, nem tanto pra formiga que trabalha demais na mesma tarefa. Minha porposta é criarmos a "CIGAMIGA". A mistura das duas. Aquela figura que quando tiver feito uma tarefa, logo delega a outros este conhecimento se habilitando assim a criar novas coisas e assim sucessivamente até explorar o máximo de seu potencial.
Seja como a CIGAMIGA, trabalhe e cante feliz sobre coisas novas. Mostre aos outros como você é legal!
Vlw
Tio Ilmo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Tio Ilmo
- O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário