Comunicação

"A Comunicação Ideal Promove Relacionamentos Ideais"

Adsense

INFOLINKS and ANALYTICS

quarta-feira, 12 de março de 2008

A Razão da Escolha





Tem uma música em inglês bem legal que cita algo como alguém ter recebido uma razão para agir mas não teve escolha. Quando eu lembrar o nome e o autor da música eu coloco aqui.

O que quero abordar aqui é sobre uma questão que vive martelando na cabeça das pessoas menos afortunadas. Porque aconteceu alguma coisa? Porque escolheram aquele cara ao invés de mim? Qual a razão da escolha?

Você pode ter sido preterido numa seleção para ocupar um cargo que sonhava e voltou pra casa pensativo. "O que é que aquele cara tem que eu não tenho?"

A resposta normalmente não é tão simples e direta. Vários fatores contribuem para uma escolha. Eu por exemplo quando escolhia minhas namoradas a primeira razão era o visual. Depois de algum tempo a convivência ditaria novas razões para permanecer ou não com aquela escolha inicial. Minha esposa, a qual namorei por vários anos antes de casar era uma gatinha e vivia sendo assediada pela rapaziada. Eu fui apenas mais um que a escolheu pela beleza naquela ocasião, mas hoje estou com ela por muitos outros atributos além da beleza que ela preserva com criatividade e não com maquiagem como a maioria.

Voltando ao exemplo do cargo perdido na seleção eu aconselho parar de pensar no outro e fazer a leitura em você mesmo. Não tente nunca ser igual a alguém, mas apenas se inspire em características de pessoas vencedoras para formar seu próprio perfil. Tente extrair um pouquinho de cada experiência vivida para formar seu perfil e invista no marketing pessoal. Mantenha-se atualizado pois o perfil para a conquista numa determinada época demandava uma qualificação que hoje talvez de nada valeria.

A Razão da próxima escolha numa seleção vai ser algo que só você tem a oferecer para o contratante. As escolhas normalmente não são baseadas em Curriculuns fabulosos, nem apenas por um rostinho bonito, mas principalmente quando se encontra num indivíduo algo fora da regra geral.

É claro que num mundo injusto onde impera a imoralidade você poderá ser preterido e dar lugar a alguém que conquistou a vaga por motivos escusos, mas se isto acontecesse comigo eu agradeceria a Deus por não ter sido eu a vítima contratada para quele covil com fachada de empresa.

A Razão da Escolha tem que ser nobre para que nos sintamos felizes. De nada adianta se utilizar de artifícios impróprios para conquistar uma posição. O risco de levar um tombo é muito grande e talvez nem todos estejam preparados para tanto.

Continue investindo em você, pois quando a oportunidade "VERDADEIRA" surgir a vaga será sua.

Sucesso!

Tio Ilmo

Nenhum comentário:

Quem sou eu

O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.