Comunicação

"A Comunicação Ideal Promove Relacionamentos Ideais"

Adsense

INFOLINKS and ANALYTICS

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Incentivo ou Inibição




Penso que todos somos influenciados de alguma forma o tempo todo. Algumas destas influências são casuais outras provocadas, mas o tempo todo estamos sendo incentivados a fazer algo ou sendo inibidos para não o fazer.

Alguns pensam que deixar tudo como está é uma situação estática. No meu ver qualquer paralisação implica em regresso uma vez que nosso mundo segue girando e o tempo vai passando. Ficar parado numa situação dinâmica como esta é o mesmo que recuar em relação a posição que se tinha alcançado anteriormente.

Para ficar mais claro vou dar um exemplo: Imagine uma empresa que tenha conseguido um produto com grande sucesso em vendas. Este produto fez sucesso por uma série de fatores entre os quais a combinação das circunstâncias daquele momento foi realmente favorável e determinante para o bom resultado. Se não mantiver este produto atualizado de acordo com as novas circunstâncias, o mesmo logo se tornará obsoleto. Marcas, empresas e produtos fantásticos foram desaparecendo por não serem incentivados a acompanhar o movimento das coisas.

Numa outra esfera podemos imaginar que um mesmo fator pode servir de incentivo para uns e inibição para outros. Como isto pode acontecer? Imagine alguém tímido ser convocado para dar uma palestra. Para alguém estrovertido e dinâmico este seria um convite irrecusável e de grante estímulo para desenvolver-se. Para alguém tímido isto soaria como zombaria e o tornaria ainda mais inibido. Cada pessoa tem qualidades e características diferentes as quais devem ser exploradas de forma personalizada para se ter um bom resultado.

A lição que aprendemos aqui é nunca padronizar os incentivos. É fundamental conhecer cada pessoa profundamente antes de lançar a ela um desafio. Os desafios são as melhores ferramentas para incentivar, mas para cada pessoa existe um desafio diferente que fará com que ela se sinta incetivada.

Máximas e Reflexões - Lista Completa

Nenhum comentário:

Quem sou eu

O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.