quarta-feira, 2 de julho de 2008
As Conexões
Quem nunca fez uma gambiarra em casa para ligar uma série de aparelhos eletrônicos numa única tomada? Se você respondeu afirmativamente a esta pergunta, saiba que não está sozinho.
Todos sabemos do risco de centralizarmos muitas coisas numa única fonte de energia. Isto também acontece na vida cotidiana. Você é ou conhece alguém que no seu ciclo de convívio, está sempre envolvido com a solução de problemas do dia a dia.
Imagine numa empresa onde dezenas de departamentos têm suas responsabiliddes, mas quando algo sai errado a fonte do problema sempre é atribuída a um infeliz ou a um departamento igualmente infeliz.
Eu não só conheço mas muitas vezes vivo isto na própria pele. Mas será que isto é tão ruim assim?
Vejamos:
Estar envolvido com muitas coisas é saudável até certo ponto. Ter acesso a muitas informações lhe credencia a ser alguém que ajuda para que os processos funcionem melhor e mais rapidamente. Por outro lado, alguém que está muito envolvido com tudo o que acontece muitas vezes é responsabilizado pelas conseqüências de uma decisão errada, mesmo que esta não seja diretamente de sua responsabilidade.
Estar conectado com tudo é muito bom, mas em algum momento sua energia pode esgotar e parar tudo! A melhor coisa a fazer então é delegar e distribuir tarefas e responsabilidades. Adicionar tomadas nesta fiação é fundamental.
Evitar mal-contatos é crucial. Envolver mais pessoas no processo é muito produtivo. Ter alguém mais a par dos assuntos fará com que as coisas sempre fluam mesmo sem a presença de um ou dois elementos do processo.
Mantenha-se conectado, mas não traga para sí muita carga de conexões para não provocar choques nas pessoas quando você estiver sobrecarregado.
Máximas e Reflexões - Lista Completa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Tio Ilmo
- O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário