quarta-feira, 2 de junho de 2010
O Efeito Dominó
Curto muito o jogo de dominó. Até aprendí várias modalidades diferentes jogando no meu celular nas horas vagas.
Mas gostaria de tratar aqui do efeito dominó que curiosamente não tem nada a ver com a proposta inicial de quem criou o jogo, mas na seqüência de quedas que podem ocorrer quando as peças do jogo são dispostas próximas umas das outras em pé formando uma fila. Se alguém derrubar uma peça de encontro aquela que está mais próxima formará uma cadeia de quedas muito interessante.
Tem até torneio e prêmios para quem conseguir colocar o maior número de pedras antes de acontecer um acidente e levar tudo para o chão porque apenas uma pedrinha cismou de tombar sobre uma outra.
A única forma de conter a sequência de quedas é eliminando uma ligação numa posição mais à frente da fileira de forma que um maior espaço evite que as quedas continuem.
Na nossa vida às vezes uma única pedrinha causa uma sequência de quedas que não conseguimos facilmente evitar. É necessário abrir mão de alguns planos mais a frente na fileira das prioridades para consertar algo que deu errado nas etapas preliminares.
É duro ter que remanejar nossos objetivos, mas minha recomendação é que continue fazendo planos, mas no meio do caminho deixe um espaço entre eles para eventuais mudanças necessárias. Não queime todas suas fichas. Assim seus planos seguirão numa sequência natural até que num determinado ponto você tenha que tocar uma nova pedra para seguir seu rumo ao sucesso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Tio Ilmo
- O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário