Comunicação

"A Comunicação Ideal Promove Relacionamentos Ideais"

Adsense

INFOLINKS and ANALYTICS

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A Ética




Num mundo movido pelo relativismo o que é exatamente a ética?

A verdade no mundo em que vivemos é tratada de forma relativa e não absoluta como deveria ser. Cada uma tem a sua própria verdade. O homem com o passar do tempo perdeu a referência do que realmente é verdadeiro e ético e adaptou a proposta divina para a verdade de acordo com os seus próprios interesses.

Clamar por ética neste ambiente é algo utópico. Só nos resta fazer nossa parte agindo de forma ética, respeitando o próximo e buscando o interesse comum mais do que aos nossos própros interesses.

Recentemente uma peça da alavanca de abrir e fechar se soltou de uma torneira sofisticada que comprei para a pia da cozinha de minha casa. Gelei quando vi a peça com a aparência de ter-se quebrado numa rosca que a mantinha presa a torneira. Sua função é simplesmente ligar e desligar a torneira, ou seja, é a peça mais importante do conjunto. Com a peça nas mãos pensei em ir a té a loja reivindicar uma troca, mas imaginei o transtorno de ficar sem torneira até a loja resolver (ou não) o meu problema.

Enquanto manuseava a peça intrigado em saber como poderia ter-se quebrado, lembrei de quando fui comprar a tal torneira, ter visto alguns conjuntos do mostruário da loja sem a alavanca. Pensei comigo que alguém pudesse ter vivido o mesmo problema e simplesmente foi a loja e furtou a tal peça do mostruário pra evitar o transtorno de tentar a troca. Muitas pessoas sujam o nome por pouca coisa. Mancham sua imagem ética por nada.

Após alguns minutos com aquela peça na mão, quase que sem querer a rosca que parecia quebrada, começou a surgir de dentro da alavanca a medida que eu raspava o dedo numa das estremidades da alavanca. Subtamente percebi que a peça não estava quebrada, mas a rosca se omitira dentro da alavanca. Após alguns ajustes a peça ficou perfeita e me livrou de um belo transtorno. Fiquei imaginando se o mesmo não acontecera com outras pessoas que tomaram tempo, dinheiro e no caso de alguns o risco de sujar o nome por não terem percebido esta particularidade da peça.

Antes de colocar em risco nossa imagem ética, devemos manusear mais as peças dos problemas que nos envolvem diariamente. Muitas soluções surgem quando estamos menos tensos e menos encanados com o problema em si.

Manuseie as peças, não se conforme com a aparência exterior da peça. Investigue o problema e busque as soluções.

Mantenha sua imagem com um alto grau de ética. Seja diferente. Seja ético.

Máximas e Reflexões - Lista Completa

Nenhum comentário:

Quem sou eu

O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.