Comunicação

"A Comunicação Ideal Promove Relacionamentos Ideais"

Adsense

INFOLINKS and ANALYTICS

segunda-feira, 2 de junho de 2008

As Necessidades




Assim como muitos brasileiros que querem melhorar sua qualidade de vida eu e minha esposa sempre batalhamos juntos para termos aquilo que nossos pais não puderam nos oferecer e também porque queremos proporcionar a nossa filha um caminho mais fácil do que aquele que trilhamos.

Porque estou iniciando este tema desta forma? Por que hoje, por sermos gratos a Deus pelas conquistas que tivemos, procuramos repartir uma parte destas bençãos com o nosso próximo. A forma que repartimos não é exatamente distribuindo cestas básicas, mas dedicando nosso tempo educando e ensinando quem queira aprender. Pena que algumas pessoas não entendam o espírito da coisa. Acham que as coisas simplesmente caem do céu.

Algumas pessoas observam nossas conquistas e pensam que nossa trajetória rumo ao sucesso foi fácil. Já nos perguntaram se sabemos o que é passar necessidades. Para nós que viemos de famílias humildes e numerosas, pouco temos que aprender sobre este tema, afinal o vivenciamos a maior parte de nossas vidas. Graças a Deus e ao esforço de nossos pais o básico nunca nos faltou.

Este tipo de pergunta costuma encobrir a falta de planejamento que muitos têm e tentam desta forma justificar a sua precária situação que só está assim por que nunca tentou melhorar o que estava ruim. Normalmente é mais confortável se esconder numa falsa humildade e colocar olho grande no sucesso dos outros.

Delicada como sempre minha esposa para responder a pergunta sobre passar necessidade, prefere ser branda e sábia na resposta. Antes de contar a sábia resposta de minha esposa, gostaria de sinceramente dizer como eu mesmo responderia uma pergunta como esta espontaneamente. Seria mais ou menos assim: "Olha só companheiro, se você está se referindo ao carro e a casa que eu tenho, fique sabendo que suei muito pra obtê-los e blá, blá, blá..." Pensando bem, estas palavras pouco ajudariam nestas circunstâncias. Afinal se orgulhar de ter conquistado bens materiais diante de pessoas que tiveram uma vida totalmente desorganizada e sem o mínimo planejamento não ajudaria em nada. Ao contrário de contar sobre nossa infância sofrida ou se orgulhar de ser uma pessoa planejada, minha esposa responderia com grande sabedoria esta pergunta da seguinte forma:

"Sim eu passei e passo por várias necessidades constantemente. Uma delas é a freqüente necessidade de estudar e aprender como viver melhor num mundo caótico como o nosso onde os mais fortes dominam os mais fracos. Sinto também a constante necessidade de adiar alguns sonhos de consumo para primeiro dedicar tempo às coisas mais prioritárias, como por exemplo quando dediquei 6 anos de minha vida construindo minha casa antes de comprar meu carro, antes de casar-me e ter filhos. Também já senti a necessidade de mudar de emprego para melhorar meus rendimentos. Hoje sinto muito a necessidade de repartir parte destas bençãos com pessoas que sentem as mesmas necessidades."

Pessoas que sentem as mesmas necessidades, são aquelas que têm o desejo de crescer, de ser alguém melhor.

É terrível você querer ajudar as pessoas a serem melhores do que são quando elas não querem isto, ou pelo menos não demonstram com atitudes positivas que querem crescer.

A grande maioria se acomoda e se entrega diante da primeira adversidade. É mais cômodo ficar questionando os vencedores com aquele típico e hipócrita ar de sofrimento: Você já passou necessidade na vida?

Um comentário:

Anônimo disse...

Tio Ilmo
me tocou muito este texto: "as necessidades" e tenho tido necessidades, de crescer e ser uma pessoa melhor, suas palavras e de sua esposa me levou a ver as minhas necessidades de maneira diferente da qual via antes. É claro que penso em meu crescimento financeiro, mas não é o que mais necessito. Minha maior necessidade é, como você citou, um planejamento, não o tenho e por isso as coisas que quero ou vêm com dificuldade ou se afastam do meu alcance. Não sei porque, mas lendo sua reflexão, senti que poderia solicitar seu auxílio a direcionar melhor caminhada e poder planejar bem meu crescimento como pessoa, como ser humano.
Meu nome é Nilson, tenho 40 anos, sou de Minas Gerais (muema@globo.com)

Quem sou eu

O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.