Comunicação

"A Comunicação Ideal Promove Relacionamentos Ideais"

Adsense

INFOLINKS and ANALYTICS

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Antecipação vs Precipitação




Como é difícil distiguir entre Antecipação e Precipitação. Na maioria das vezes ao acharmos que estamos nos antecipamos aos fatos, estamos na realidade nos precipitando e os fatos corriqueiros se tornam fatalidades grotescas.

A arte da antecipação está intimamente relacionada com a ponderação. Agir ponderadamente não significa ser lento nas decisões. Pelo contrário, pois ao acumular uma dose razoável de cuidados antes de agir fará qualquer processo fluir de forma direta e objetiva, sem tropeços os quais são muito comuns quando agimos de forma precipitada.

A precipitação por sua vez normalmente se torna um ato isolado e pouco planejado. Quando se age assim, parece até que estamos resolvendo um problema antes que ele se torne maior, mas na realidade estamos aumentando o tamanho de um problema que no seu curso natural cresceria, mas não tão rapidamente como acontece quando sofre a interferência da precipitação. Todos os problemas, por sua natureza, são crescentes. Hoje alguém pode estar experimentando droga numa roda de "amigos", amanhã poderá estar vendendo o carro para bancar o vício.

Neste caso uma precipitação poderia ser punir duramente o candidato a viciado e transformá-lo no curto prazo em alguém revoltado com o mundo e ele certamente vai procurar resolver suas questões vivendo no mundo virtual das drogas onde tudo caminha de forma mais "suave" e sem cobranças.

Por outro lado agir com antecipação seria redobrar o apoio ao candidato a viciado e promover uma maior integração do mesmo ao núcleo familiar sem que ele se sinta "pagando mico". Investigar e saber claramente o grau de influência que ele pode estar recebendo para se tornar um potencial viciado. Obter informações antes de agir.

Nas várias esferas da sociedade nossa precipitação ou antecipação estão disputando palmo a palmo o destino das coisas. O destino, na minha opinião, é traçado por decisões que tomamos. Nada é casual.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.