quinta-feira, 14 de maio de 2009
As Expectativas
O maior desafio da humanidade em qualquer área de envolvimento é alinhar as espectativas às reais condições que do ambiente que se pretende envolver suas energias.
Para ficar mais claro vou citar alguns exemplos:
Imagine um jovem que pretende se projetar profissionalmente e para ganhar um diferencial competitivo no mercado de trabalho vai viver fora do país para obter fluência numa língua que normalmente é pré-requisito na contratação de pessoas para cargos estratégicos nas empresas.
O jovem volta cheio de expectativas, mas ao se deparar com outros candidatos a tão sonhada vaga percebe que sem experiência o seu diferencial fica pelo caminho na seleção dos melhroes candidatos.
Imagine uma outra situação onde você pretende fazer parte de uma organização social para ajudar classes desfavorecidas no duro convívio social de nossos dias. No começo tudo pode parecer nobre e maravilhoso, mas aos poucos você percebe que seu esforço está sendo em vão, pois muitas das pessoas que você tentou ajudar usou os recursos de forma errada e continuam à margem da sociedade por ser mais confortável depender de boas almas como você do que conquistar seu próprio sustento.
Citei apenas dois exemplos, mas podemos ir além como por exemplo a participação em cursos profissionalizantes que ao final pouco contribuem para a vida prática e por aí vai. Outro exemplo clássico é o casamento que a cada dia está falindo mais rapidamente. O político que elegemos, etc...
O fato é que as pessoas se iludem em meio a expectativas desbalanceadas em relação ao cenário real em que vivemos. As pessoas são diferentes, pensam de forma diferente e tem expectativas diferentes. Sendo assim o que é injusto para nós pode ser justo para os outros.
Minha sugestão é que nunca se envolva tanto num projeto a ponto de se decepcionar tanto que o abandone precocemente sem antes considerar os obstáculos de forma consistente. O mundo em que vivemos é complexo demais para se alinhar perfeitamente às nossas expectativas.
Procure jogar o jogo se posicionando no lugar dos outros e observe o quão diferente as coisas são vistas de outro ângulo.
Continue se envolvendo e se desenvolvendo. Somente os participativos e melhores preparados podem sobreviver às mudanças constantes e implacáveis da vida.
Máximas e Reflexões - Lista Completa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Tio Ilmo
- O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário