Comunicação

"A Comunicação Ideal Promove Relacionamentos Ideais"

Adsense

INFOLINKS and ANALYTICS

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Sensacionalismo e Ceticismo




A mídia se alimenta de sensacionalismo. Nós gostamos de assistir reportagens ou programas dramáticos na TV. Assim teremos sobre o que comentar em nossas conversas triviais do dia a dia.


Existem fatos que por si só já são sensacionais, mas alguém sempre insiste em torná-los ainda mais evidentes com o objetivo de tirar vantagens da situação.


Paralelamente a isto quanto maior a freqüência de tais episódios, mais nos tornamos céticos a este respeito. Não nos envolvemos emocionalmente com os acontecimentos. Se Santa Catarina fosse banida do mapa por uma enchente, o máximo que faríamos seria dizer: "Nossa"!


Realmente é muito difícil viver num mundo sensacionalista e ceticista ao mesmo tempo. Em grande parte nosso sentimento em relação aos acontecimentos são afetados pelo excesso de informação. Hoje somos informados a respeito de muita coisa em um curto espaço de tempo. Mal absorvemos um episódio relevante e já somos deparados com algo ainda mais impactante.

Não dá tempo para ficar feliz ou triste. Nunca pensei que ter muita informação incorreria em algo negativo. Embora as crianças de hoje tenham muito mais acesso à informação do que há 30 anos atrás, elas ainda não participam de muita coisa, mas quando prestam atenção em algo do mundo adulto acabam por muitas vezes ignorando ou dando pouca importância ao fato.

Algumas, devido ao excesso de sensacionalismo impregnado na informação, vão se tornar pessoas assustadas e com receio de arriscar ou se expor. Outras devido ao ceticismo herdado pela freqüência das tais notícias ruins se tornarão insensíveis e frias.

Não quero ser pessimista, mas já sinto na juventude atual um certo grau deste efeito. O que se pode esperar de seus descententes?



Máximas e Reflexões - Lista Completa

O Pato




O Pato é conhecido pela suas habilidades diversas, mas pouco convincentes. A sua flexibilidade é vista pela sua capacidade de fazer várias coisas diferentes, as quais muitos animais gostariam de fazer. Andar, nadar, voar e cantar. Calma, que eu vou explicar melhor!

O pato não canta certo? Mas quem disse que pato anda de forma decente, nada de forma equilibrada ou voa como uma águia. Se o tal "qüém, qüém" é sua maneira de entoar um cântico, nas suas outras habilidades ele não se sai muito melhor do que seu desafinado "qüém, qüém".

Outro dia um colega disse que alguns sistemas de computador são do estilio Pato. Têm várias habilidades, mas não fazem nenhuma de forma correta.

Se você se sente um Pato está na hora de se especializar em algo antes que o trasnformem em um faz-tudo.

Houve épocas em que as pessoas valorizavam as pessoas com várias habilidades, mesmo que não as executassem com boa qualidade. O que importava era resolver o problema imediato, mesmo que logo o problema tivesse que ser remediado novamente.

Hoje estas pessoas não são tão bem vistas assim. Os profissionais precisam mostrar que são muito bons em alguma coisa para se garantirem no mercado competitivo que vivemos.

Não adianta querer abraçar o mundo e rebolar como um Pato na sua sofrida caminhada. Muito menos nadar em águas turbulentas com aquelas batidas de patas desordenadas.

A lição que podemos tirar daqui é que muitas vezes nos envolvemos em situações, projetos, atividades sem estarmos realmente preparados para executá-los.

Que tal nos aplicarmos em apenas uma destas atividades e nos tornarmos verdadeiros golfinhos ao nadar ou como maravilhosas águias na arte de voar ou como linces ao nos movermos velozmente pela terra ou cantarmos como um canário.

Notem que usei o "ou" na minha proposta.

Quero registrar que não tenho nada contra o pato, afinal poucos animais encantam tanto as crianças como ele. Sua virtude é alegrar-nos com seu jeito engraçado de fazer as coisas não importando o resultado. Só não podemos ser pato em todas as ocasiões.

Máximas e Reflexões - Lista Completa

Quem sou eu

O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.