quarta-feira, 29 de julho de 2009
A Mosca
Tem uma música de um roqueiro brasileiro que retrata bem o papel da mosca em nossas vidas. É aquele inseto chato que além do seu zumbido ensurdecedor e seu aspecto nojento ainda se suicida só pra destruir o nosso prazer de tomar nossa deliciosa sopa.
Você conhece alguém com este perfil de mosca. Alguém que investe o precioso tempo só pra perturbar quem está quieto. Não estou falando só dos sarristas que usam até uma dose de bom humor para irritar, mas pior do que estes são aqueles que vêem defeito em tudo, são contrários a tudo e têm o dom de desmoronar nossos sonhos com uma simples e infeliz frase: "Acho que não vai dar certo."
Imagine que sua sopa seja seus sonhos e que alguém se comporte como uma mosca. Primeiro ele fica te rodeando usando vôos razantes para testar sua paciência. Passa perto mas não participa de nada construtivo. Depois, não contente afina a garganta e começa a dar palpites que soam irritantes como os zumbidos de uma mosca. Você até tenta se livrar desta mosca enxotando-a de sua vida, porém intransigente que é, esta mosca só sossega quando consegue melar teus planos mergulhando de cabeça na tua deliciosa sopa. Éca!
Nem você fica feliz, nem a mosca, afinal ela investiu a própria vida para destruir teus planos.
É uma pena que muitas pessoas tendo tanta coisa pra fazer tomem tempo apenas para ficar "moscando" ao nosso redor.
O melhor que temos a fazer é relaxar e nos dedicar a outro prato de sopa, afinal aquela sopa foi perdida, mas assim como ela, aquela mosca também se foi. Bola pra frente!
Máximas e Reflexões - Lista Completa
terça-feira, 28 de julho de 2009
Comunicação Ideal
Pode ser que você associe comunicação ideal ao completo domínio da língua que pretende se expressar, tanto na parte escrita quanto falada. Eu também me preocupo em me expressar da melhor forma possível, especialmente da forma escrita para evitar mal entendidos, porém a comunicação ideal não deve ser padronizada. Ela rompe as rígidas regras de uma língua específica. A comunicação ideal é se fazer entender pelo público que se quer atingir.
Vejam o texto abaixo que foi utilizado numa pesquisa realizada pela Universidade de Oxford em Londres para medir o nível de compreensão na linguagem escrita.
"Se vcoê cnosgeue ler etse txeto a pseqiusa fieta em Londres é vredadieira", pios não ipmrota a odrem etrne a pirmiera e a útlima lerta, dsede que a pirmiera e a úlitma lerta seajm matniads nas palvaras praa se ter boa comperesnão do txeto. Itso ocrore por que lmeos as plaavras e não cdaa lerta das paalvras."
O importante quando queremos nos comunicar é se fazer entender. Para isto temos que adaptar nossa forma de nos expressar de acordo com quem queremos atingir.
Um animal como o cachorro não precisa mais do que uma sílaba tônica em seu nome para saber que estamos lhe chamando. Algumas pessoas não precisam mais do que algumas palavras para compreenderem um recado, outras precisam de mais detalhes.
Algumas "tribos" de adolescentes utilizam seus próprios códigos de comunicação para se comunicarem. Mesmo os mal elementos criaram uma forma própria de se comunicarem para se omitirem das autoridades. E as autoridades também usam seus próprios verbetes na comunicação pelo rádio.
Comunicar-se com crianças requer uma habilidade didática específica, assim como devemos evitar linguagem coloquial em ambientes que requeiram formalidade.
A Comunicação ideal portanto não segue um padrão, mas sim procura se adaptar às necessidades requeridas pelos ouvintes.
Lembre-se disto quando se dirigir a alguém da próxima vez.
Máximas e Reflexões - Lista Completa
Assinar:
Postagens (Atom)
Quem sou eu
- Tio Ilmo
- O Tio Ilmo convida você a conhecer seus livros-jogos. Veja abaixo como adquirir o seu livro e divirta-se.